quinta-feira, 12 de junho de 2014

                                         A LENDÁRIA CASA DO CÃO.
Na cidade de Senador Sá a dois quilômetros de da Sede, estar localizada na fazenda Olho d’água dos Picos, hoje de propriedade do Senhor Estanislau, a “casa do cão ou casa de pedra”. Para quem vai visitar pela primeira vez esta construção obtém-se informações em sua maioria fantasiosas. Se tem ideia de um local mal assombrado ou coisa parecida. Para a maioria dos moradores da cidade de Senador Sá, esta construção curiosa em blocos de pedras foi edificada pelo diabo? Ou não?
A Casa de pedra foi construída na encosta do Serrote da Fazenda Olho D’água dos Picos. É um local agradável em função de uma Nascente ali surgida, que além da beleza dada pela natureza transmite uma paz interior contradizendo assim ao nome dado aquele lugar.
Há também uma lenda de que a finalidade da construção era um forte para abrigo contra invasores. Pela largura das paredes parece ter sida construída pelos escravos, hoje ainda é possível observar suas dimensões estas paredes revelam um curioso capricho de seus construtores que se preocuparam com sua perfeição.

SERROTE OLHO D’ÁGUA DOS PICOS.







AMOSTRA DO QUE AINDA EXISTE DA MISTERIOSA CONSTRUÇÃO.





VEGETAÇÃO PRÓXIMA A NASCENTE. 




2 comentários:

  1. Sou um pesquisador da história da Região Noroeste do Estado; tudo indica que esta casa seja um forte, e que o mesmo possivelmente tenha sido construído pelos franceses. O historiador e genealogista sobralense Pe. Sadoc de Araújo, em alguns de seus livros afirma que esta construção foi feita pelos holandeses, o equivoco nesta afirmação do Pe. Sadoc se dá pelo fato de os holandeses terem naquela época uma olaria. Pelo material utilizado nesta construção ( pedras ) é muito, mas muito provável que seja um forte construído pelos franceses; cabe detalhe para os espaços nas paredes, local para colocar o cano de seus rifles. Brevemente eu pretendo analisar essa construção para tirar minhas conclusões. ( bertoni.77@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  2. Cabe detalhe, que dificilmente seja uma obra dos jesuítas ou dos escravos, uma vez que, pela configuração das paredes, com locais para posicionar armas ( rifles ) é impossível atribuir esta construção aos jesuítas ou aos escrevas, ou até mesmo aos holandeses. Os Jesuítas não utilizavam armas, os escravos muito menos, os holandeses tinham armas, mas não eram soldados, eram apenas comerciantes e tinham sua própria olaria.

    ResponderExcluir